Quando pensamos em aumentar as vendas ou a exposição de uma marca, podemos recorrer às campanhas nas mídias tradicionais, como televisão, rádio, revista ou jornal impresso, e aos meios digitais, como produção de conteúdo nas redes sociais e ações de mídia paga. Aliado a isso, podemos implementar ferramentas de marketing que podem ajudar ainda mais na divulgação e na visibilidade de uma empresa.
Uma dessas estratégias é a de trabalhar em conjunto com outras organizações, que podem se unir para o benefício de ambas, fortalecendo a autoridade e melhorando as vendas das marcas ao mesmo tempo. Conhecido como Cross-Marketing, esse termo é utilizado por empresas que possuem objetivos em comum e que, em vez de competirem entre si, podem trabalhar em parceria para se beneficiarem mutuamente.
Contudo, antes de implementar esse conceito de marketing, é importante entender o que é, como funciona e como ele pode beneficiar ambos os negócios que se unem para utilizá-lo. Quer saber mais? Então continue lendo este texto até o final e saiba como o Cross-Marketing pode ser interessante para o seu negócio também.
O que é Cross-Marketing e como ele funciona?
O Cross-Marketing, também conhecido como “promoção cruzada”, é uma estratégia que consiste na parceria de marcas que vendem produtos e serviços diferentes, mas que possuem objetivos semelhantes. Dessa forma, elas podem conseguir aumentar seus respectivos lucros, ganhar mais notoriedade no mercado e também aprimorar a experiência do consumidor nas ofertas conjuntas.
Essa estratégia pode ser utilizada por diversos tipos de negócios, desde as microempresas até as de grande porte. A escolha das empresas para trabalhar em conjunto não deve acontecer de forma aleatória ou de um dia para o outro. É importante fazer uma análise de como realizar essa união e que tipos de benefícios ela pode trazer para os envolvidos. E, além de saber identificar os parceiros corretos para fazer uma parceria, também deve-se ter o público-alvo bem definido e conhecer o seu comportamento.
Para entender melhor como funciona o Cross-Marketing, podemos citar como exemplo uma empresa de cosméticos que procura aumentar as vendas de uma loção corporal. Essa empresa procura um spa ou uma clínica de massagem, que busca aumentar sua clientela, e firma uma parceria de divulgação em que os métodos podem variar: posts em collab nas redes sociais, newsletters para ambas as marcas envolvidas e distribuição de panfletos nos locais físicos, entre outras possibilidades. Dessa forma, as duas marcas se beneficiam com essa troca mútua.
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Benefícios do Cross-Marketing
As empresas que se unem para implementar uma estratégia de Cross-Marketing, quando bem planejada, conseguem alcançar objetivos comuns e podem colher os seguintes benefícios:
– Aumento da visibilidade das marcas;
– Crescimento das vendas das empresas parceiras;
– Redução de custos e economia de tempo, uma vez que os gastos são divididos entre as empresas envolvidas;
– Mais credibilidade com o público consumidor de ambas as marcas;
– Ampliação de produtos e/ou serviços, pois a parceria pode gerar a criação de algo novo para ambos os negócios;
– Construção de relacionamentos duradouros entre marcas e clientes: as empresas podem estabelecer uma parceria de bastante tempo e garantir fidelidade com seus clientes em comum.
Mas é importante frisar: estabelecer objetivos para agir e conhecer as necessidades e desejos dos consumidores é essencial para trabalhar em parceria com outras empresas com o Cross-Marketing.
Como implementar o Cross-Marketing
Para garantir bons resultados com essa estratégia, é preciso saber como implementá-la corretamente. A seguir trouxemos alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de investir no Cross-Marketing.
- Defina os objetivos
Esse é um dos pontos essenciais para seguir com a estratégia, pois, se você não souber o que deseja alcançar, como vai definir o restante? Fazer um planejamento é fundamental nesse momento. Por isso, defina quais são os objetivos para o seu negócio, além, claro, de buscar uma empresa parceira que tenha metas semelhantes às suas.
Alguns exemplos de objetivos que você pode traçar com a ação pretendida são: aumentar as vendas, trazer reconhecimento de marca e fidelizar clientes, entre outros.
- Analise o público-alvo
Outro ponto importantíssimo é conhecer e entender muito bem o público-alvo do seu negócio. Fazer uma pesquisa de mercado prévia é interessante para identificar questões como maioria em gênero, faixa etária, nível de renda, preferências, atividades, costumes e hábitos, entre outras coisas. Quanto mais informações tiver, melhor conseguirá pensar em ações focando na real necessidade do seu público. - Saiba escolher bem o parceiro
Com os objetivos e públicos definidos, agora você precisa identificar potenciais parceiros. A ideia é encontrar marcas que tenham a mesma essência que a sua, que compartilhem os mesmos propósitos, valores e interesses. Lembre-se que o objetivo do Cross-Marketing não é competição, e sim cooperação entre as marcas. O público-alvo das empresas precisa ser semelhante, e os produtos devem ser complementares. - Crie promoções e ofertas diferenciadas
Uma ideia interessante para chamar a atenção dos consumidores em uma parceria de empresas é criar promoções e ofertas diferenciadas as quais as marcas não estão acostumadas a fazer. Pode-se até criar um produto ou uma oferta nova, algo que não exista no catálogo de nenhuma das empresas e que possa transmitir a personalidade de ambas.
Por exemplo, uma loja virtual que vende produtos naturais pode fazer uma parceria com uma rede de academias. Como ideia, pode ser criado um kit exclusivo para alunos da rede com produtos naturais da loja na aquisição de um plano de aulas. Dessa forma, a marca de produtos naturais ganha potenciais novos clientes com a divulgação, e a rede de academias ganha “pontos” com o seu público por oferecer um “mimo” por determinado período.
Outro exemplo é a criação de um novo produto. Um caso que podemos citar, de alguns anos atrás, foi com as marcas Arcor e Três Corações, que fizeram uma ação juntas criando um produto novo: a bala Butter Toffees Sabor Cappuccino, que estampava as duas marcas na embalagem. Depois do sucesso dessa ideia, eles renovaram a parceria e criaram o sabor café, que acabou substituindo o de cappuccino. Os amantes de bala e de café adoraram.
Agora que você conheceu o que é o Cross-Marketing, como funciona, seus benefícios e como implementá-lo em seu negócio, que tal investir nessa estratégia? Faça as pesquisas necessárias, procure os parceiros certos e planeje as ações corretamente. Todos só têm a ganhar!
E, se bateu alguma dúvida sobre como começar, conte com a gente. Nós podemos te orientar a planejar sua estratégia de Cross-Marketing e também te ajudar a encontrar os parceiros ideais para a sua marca. Entre em contato conosco!
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