Noticias

Transição alimentar para o veganismo: como passar por ela da melhor forma?

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Como você deve imaginar, a transição para o veganismo é delicada, e seu processo não é simples, certo? Para Flavio Giusti, escritor de culinária e vegano há mais de dez anos, essa fase é repleta de descobertas, dúvidas, ansiedade e expectativas. E mesmo que pareça uma decisão árdua, ela não deve ser vista como um sacrifício.

Optar por uma filosofia de vida que preza pela preservação ambiental, fim da violência animal e hábitos mais saudáveis não é simples. Afinal, o corpo e a mente passam por trabsformaçẽos nesse processo. Por isso, existe um modo mais assertivo de modificar sua dieta alimentar sem se prejudicar. Quer saber como? Então, continue acompanhando esse artigo:

  1. Identifique o motivo que o faz querer ser vegano

Na visão do ex-MasterChef Flavio Giusti, é entender o motivo que leva você a optar por essa modificação. É preciso que seja mais do que uma escolha devido à moda. O veganismo é uma modificação em todos os setores da vida e, por isso, se educar, buscar referências sobre o veganismo é o primeiro passo para a mudança.

  1. Procure um especialista

Comer bem, independente de qual seja a dieta alimentar, é fundamental para todo ser humano. Sendo assim, consultar um especialista como endócrino ou nutricionista é essencial para assegurar que estará passando por uma mudança de hábito sem prejudicar o organismo. A alimentação vegana é, de fato, mais saudável, mas, para isso, é preciso que se consuma os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. Por isso, essa base profissional será de grande auxílio.

  1. Corte os alimentos onívoros aos poucos

Para Flavio Giusti, cortes graduais na alimentação são muito mais vantajosos do que cortar todos os ingredientes onívoros da noite para o dia. Acredite, essa modificação brusca na alimentação resultará em insatisfação, sensação de privação e fará com que você se desmotive em pouco tempo. Além do mais, a ausência repentina de nutrientes pode também resultar em alimentação por compulsão. Por isso, a dica é iniciar com cortes pontuais. 

  1. Diversifique as compras no mercado

Durante as compras no mercado, aproveite para incluir alimentos que auxiliam na transição para o veganismo, como leites, queijos e iogurtes vegetais, grãos saudáveis, luminosas e sementes. Como também, invista em temperos e ervas que deem sabor aos seus pratos. Essa inclusão no seu cardápio fará com que se acostume com a nova dieta alimentar.

  1. Busque receitas para preparar o próprio alimento

No canal do Youtube Flavio Giusti, é possível acompanhar uma série de receitas veganas feitas com ingredientes básicos e que são ótimas alternativas para se alimentar bem e com paladar. Afinal, quem disse que a dieta vegana é sem sabor? Existem diversas alternativas de doces, pratos salgados e saladas que você pode preparar dentro do veganismo. Por isso, explore livros, canais e sites de receita.

  1. Tenha contato com outros veganos

Por fim, conheça outros veganos que inspirem e motivem sua transição alimentar. O ex-MasterChef Flavio Giusti fornece cursos anuais em diferentes locais, auxiliando pessoas a transitarem para o veganismo, fornecendo dicas, contando sua experiência pessoal e, claro, cozinhando. Por isso, inspire-se em outros veganos, conheça suas histórias, escute suas sugestões, tudo isso será um suporte para a sua transição alimentar.

Quer saber mais sobre as mudanças de hábitos para o veganismo, receitas e dicas essenciais? Então, não deixe de seguir o entusiasta da culinária vegana, Flavio Giusti, em seu Instagram @vegetarirango.