Noticias

Direito e Tecnologia: descubra novas possibilidades de carreiras na área jurídica

Atualmente, o profissional tem mais caminhos para seguir, além da advocacia tradicional, da docência ou do concurso público. Leia o texto e saiba mais.

A advocacia e o curso de Direito vêm passando por um processo de transformação nos últimos anos, tendo a tecnologia como motor que acelera esse processo de mudanças constantes. E o profissional ou estudante devem ficar antenados às discussões do momento envolvendo o tema Direito e Tecnologia, pois estão surgindo novas possibilidades profissionais de desenvolvimento de carreiras.

“Existem outras possibilidades de empreender e mais desenhos de carreira na área relacionada ao Direito e à Tecnologia que ainda estão em fase de evolução. Ou seja, hoje o profissional não tem apenas os caminhos da advocacia tradicional, da docência ou do concurso público para seguir”, avalia Anna Prado, professora de Direito Constitucional e Tributário da Uninassau, universidade referência no país e parte integrante de um dos maiores grupos de ensino do Brasil.

Segundo ela, as áreas do Direito tradicional (Direto do Trabalho, Civil, Tributário, etc) foram impactadas pelas novas tecnologias, o que exige uma visão multidisciplinar para resolver os problemas que surgem no dia a dia da profissão. “Todas as áreas do Direito demandam um olhar tecnológico”, diz a professora.

Startups e soluções tecnológicas
De acordo com Anna Prado, hoje o advogado pode trabalhar em startups, por exemplo. Ou ainda ajudar a desenvolver soluções tecnológicas para melhorar o funcionamento de escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, tribunais e empresas.

Carreiras como a de Gestor de Privacidade e Controlador de Dados estão em alta após a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em 2020. A professora cita ainda as seguintes profissões novas: arquiteto jurídico e engenheiro jurídico, segurança cibernética, protetor de ativos digitais, head de inovação, analista de dados, entre outras.