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O que acontece se você parar de investir em marketing

A essa altura da vida, os motivos para investir em marketing podem parecer óbvios: visibilidade, captação de clientes, presença, conexão com o público etc. Assumindo que atualmente poucas marcas questionam alocar parte de seu orçamento para marketing e publicidade, gostaríamos de olhar para o outro lado e nos perguntar: o que acontece quando elas NÃO investem em marketing? Em momentos de alguma pressão financeira, corte de custos ou outro tipo de crise, o mais comum é que a primeira alternativa seja reduzir ou eliminar esforços de marketing, pois à primeira vista, “não é essencial para o negócio”, além do fato que as consequências a curto prazo não são tão óbvias.A verdade é que é um impulso natural das empresas a redução de custos, no entanto, não queremos deixar de destacar que é uma solução temporária com efeitos prejudiciais a longo prazo como os seguintes:

  1. O QUE ESTÁ GANHO ESTÁ PERDIDO
    As ações que no passado davam relevância e eram diferenciadoras para as marcas provavelmente deixarão de funcionar porque ficarão diluídas entre as novas preocupações dos consumidores e os esforços de quem mantém sua publicidade ativa.
  2. O VÍNCULO ESTÁ ENFRAQUECIDO
    Quando o consumidor deixa de ver as marcas, ele se distancia e aos poucos vai perdendo a fidelidade, pois tende a buscar outras opções.
  3. ELES PROVAVELMENTE VÃO NOS ESQUECER
    A estratégia de fazer com que nossa marca apareça em vários pontos de contato responde ao fato de que o consumidor nos salvará em seu subconsciente com mais facilidade, o que aumenta as chances de ele escolher nossos produtos. Quando você desaparece do seu dia a dia, o efeito oposto será produzido.
  4. VAI SER DIFÍCIL RECUPERAR

A retomada dos esforços de marketing dificilmente começará de onde paramos. Levará tempo para chegar ao ponto onde estava, ou até mesmo superá-lo. Não podemos perder de vista que, mesmo com crise, o consumo não para, então o foco deve ser usar os recursos com sabedoria ao invés de cortá-los. Para lidar com cenários difíceis, podemos:

Optar por outros canais
Em outras palavras, transferir esforços para display, vídeo, busca, entre outros, é uma ótima opção para reduzir o orçamento sem sacrificar a presença da marca.

Apoio em tempos difíceis
Os consumidores estão inclinados para marcas que mostram uma posição de suporte em um cenário de incerteza. Uma crise é um momento para ser solidário e empático com os outros.

Não abandone a comunicação da sua marca
É fundamental estarmos presentes em situações adversas, por isso devemos fazer o possível para não calar a nossa voz.

Manter a vantagem competitiva
Muitos concorrentes irão desistir, dando-lhes mais oportunidades de serem visíveis e notados pelos consumidores.