A Prefeitura de Belo Horizonte vai disponibilizar quase 500 vagas presenciais para cursos gratuitos de tecnologia que acontecerão em todas as regionais da cidade. A iniciativa executada pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) representa a expansão dos locais de qualificação que levam conhecimento tecnológico para pessoas acima de 16 anos.
Os cursos iniciarão, simultaneamente, nos dias 29 e 30 de janeiro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de janeiro, on-line ou presencialmente na Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, na rua José Clemente Pereira, 440, bairro Ipiranga, das 8 às 17h.
A ação, que garante aos alunos certificações com cargas horárias que variam entre 20 e 120 horas-aula, oferece opções de cursos para quem busca o primeiro contato com a informática e para quem deseja se preparar para um mercado cada vez mais digital. Para essas primeiras turmas, os cursos disponíveis são: Informática Básica, Introdução às Novas Tecnologias, Programação Web- HTML/CSS, Introdução à Robótica e Montagem e Manutenção de Computadores.
Vale lembrar que, em caso de procura maior que a quantidade vagas, haverá preferência para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco nos residentes de vilas e favelas. Como o transporte é muitas vezes um obstáculo significativo para que parte dos alunos mantenham regularidade nos cursos, a Prodabel disponibiliza vale transporte para todos os alunos dos cursos presenciais.
Os interessados podem escolher o melhor local para se capacitar em cada regional. As aulas acontecerão nos seguintes pontos:
Leste: Centro Cultural São Geraldo;
Centro-Sul: Centro Cultural Vila Marçola, CRAS Santa Rita;
Norte: CRAS Aarão Reis, CRAS Zilah Spósito;
Pampulha: Centro Cultural Pampulha;
Noroeste: Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares; Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI);
Nordeste: Centro Cultural Usina de Cultura, Unidade de Inclusão Digital da Prodabel;
Venda Nova: Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova;
Oeste: CRAS Vista Alegre;
Barreiro: CRAS Petrópolis;
Cursos disponíveis na modalidade EaD
O Programa de Inclusão Digital-PID da PBH garante à população a oportunidade de realizar cursos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância (EaD). As certificações são uma opção para pessoas que desejam se capacitar para o mercado de trabalho, empreender digitalmente e ter autonomia para o uso das ferramentas digitais.
Outro diferencial da iniciativa é que são ofertados dois cursos com foco em pautas ambientais: Educação Ambiental e Resíduos Eletroeletrônicos e o curso de Mudanças Climáticas. Ao todo,são 11 cursos disponíveis e a carga horária varia de acordo com cada um: Introdução às Novas Tecnologias; Ferramentas para Home Office; Planilha Eletrônica; Criação de sites com Gerenciador de Conteúdo; Empreendedorismo Digital; Programação Web: HTML e CSS; Programação Web: Lógica de Programação e JavaScript; Programação Web: Banco de Dados – MySQL; Programação Web: Programando em PHP.
A modalidade EaD flexibiliza os horários de estudo e permite que os alunos conciliem suas atividades educacionais com outras responsabilidades, como trabalho e cuidados familiares. Essa abordagem inclusiva contribui para reduzir as desigualdades educacionais e ampliar oacesso à capacitação.
Comentar